Notícias

Tratamento do ronco e apnéia obstrutiva do sono.

Tratamento do ronco e apnéia obstrutiva do sono.

10/05/20 - Odontologia

A apnéia obstrutiva do sono é um distúrbio do sono que acomete em torno de 25% das pessoas e promove paradas respiratórias parciais ou totais durante o sono, promovendo a redução na oxigenação e múltiplos despertares, com uma série de graves consequências. Os pacientes que apresentam a apnéia do sono normalmemnte apresentam o ronco também associado e ainda apresentam sonolência diurna, perda de memória, irritabilidade e podem apresentar ainda agravamento de condições cardiovasculares como aumento de pressão arterial, arritmias cardíacas, aumento no risco de infarto e AVC. 

Tendo em vista a importância da qualidade do sono, Dr. Marcel Farret está realizando mais um curso voltado para o diagnóstico e tratamento da apnéia obstrutiva do sono direccionado para cirurgiões dentistas. Entre as indicações de tratamentos que podem ser realizados por cirurgiões dentistas habilitados está o aparelho do ronco, a expansão maxilar em crianças e adultos e ainda cirurgia ortognática. 

O aparelho do ronco é um dispotitivo intra oral instalado e ajustado por cirurgiões dentistas e que pode em determinadas situações eliminar totalmente o ronco e o quadro de apnéia do sono.

A expansão maxilar é realizada com o objetivo de alargamento do arco superior, obtendo-se maior área nas fossas nasais, aumentando a capacidade respiratória.

A cirurgia ortognática pode ser utilizada em casos mais graves e promove melhoras consideráveis no espaço das vias aéreas, reduzindo dramaticamente o ronco e o índice de apnéia.