Notícias

Expansão maxilar assistida cirurgicamente

Expansão maxilar assistida cirurgicamente

22/01/17 - Ortodontia

Em aproximadamente 20% da população, ocorre atresia maxilar, um quadro clínico onde o osso maxilar é muito estreito, não oferecendo espaço para os dentes se alinharem corretamente, ocasionando um apinhamento nos dentes superiores com prejuízo estético e funcional para o paciente.

Quando o paciente é criança ou adolescente, meninas até 13 anos e meninos até 15, em média, é possível, por meio de um aparelho aparelho ortodôntico, realizar a expansão transversal do osso maxilar. No entanto, no paciente adulto, onde as suturas ósseas estão totalmente calcificadas, a abertura óssea fica impossibilitada e ocorre apenas a movimentação dentária com a expansão.

Nestes casos, está indicada a expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente (ERMAC), a qual consiste em “liberar” esta sutura, para que por meio do aparelho ortodôntico, realize-se a expansão transversal da maxila. A cirurgia é normalmente feita em ambiente hospitalar e por Cirurgião Bucomaxilofacial capacitado, pois não se trata de uma cirurgia de rotina na clínica odontológica.

O paciente após a cirurgia, segue com o tratamento ortodôntico e com as ativações do aparelho, de acordo com o tipo de cirurgia e a quantidade de expansão desejada.