Notícias

Benefícios estéticos da Ortodontia

Benefícios estéticos da Ortodontia

24/01/17 - Ortodontia

A Ortodontia tem como objetivo primordial o estabelecimento de oclusão correta, com os dentes em posições que favoreçam o desempenho de funções como mastigação, fonação e deglutição. Entretanto, grande parte dos tratamentos com aparelhos ortodônticos realizados atualmente tem como objetivo, além da função, a estética do sorriso, e nesse contexto a ortodontia se destaca podendo proporcionar uma série de benefícios aos pacientes. Alguns dos benefícios estéticos que a Ortodontia pode proporcionar são: Dissolução de apinhamento (dentes tortos), eliminação de corredores bucais, correção de plano oclusal inclinado, controle de exposição dos incisivos superiores, nível de exposição gengival, modificações do perfil facial, controle da angulação dos incisivos superiores e definição do contorno do arco superior no sorriso.

Apinhamento dentário (dentes tortos)

O apinhamento é provocado pela falta de espaço para acomodação de todos os dentes na arcada dentária. Consequentemente os dentes apresentam alterações nas posições corretas e a oclusão é alterada funcionalmente e os pacientes possuem dificuldade para realização de higiene adequada. Além disso, a maior queixa dos pacientes portadores de apinhamento é o prejuízo estético. Existem diversas formas de tratamento ortodôntico para os apinhamentos dentários, dependendo da severidade do problema e de características próprias de cada paciente.

Corredores bucais

Os corredores bucais são espaços escuros localizados entre os dentes posteriores e a mucosa jugal (bochechas) em ambos os lados da arcada dentária. Através de diversos estudos, sabemos que a presença de corredores bucais muito grandes promovem prejuízo estético ao sorriso dos pacientes. A alternativa em alguns casos de pacientes adultos é a compensação ortodôntica, promovendo o preenchimento dos corredores bucais através da movimentação dentária. É importante salientar que a expansão dentária deve ser cuidadosamente indicada, já que a expansão excessiva e mal indicada pode levar a recidiva do tratamento e/ou ao aparecimento de retrações gengivais por perda óssea na região.

Plano oclusal inclinado

Inclinações do plano oclusal podem ser diagnosticadas em fotos frontais de sorriso e através de exames radiográficos. Um plano oclusal inclinado representa prejuízo a estética do sorriso e normalmente é motivo de procura por tratamento ortodôntico. Normalmente, pacientes que apresentavam grandes desvios de plano oclusal necessitavam de cirurgia ortognática para correção, no entanto, com o advento da ancoragem com mini implantes e mini placas, a possibilidades de tratamento com aparelho ortodôntico aumentaram.

Exposição de incisivos superiores

A exposição dos incisivos superiores no sorriso tem grande importância na estética. Considera-se que os incisivos superiores devem ser 100% expostos durante o sorriso tanto para mulheres como para homens e menores exposições são consideradas indesejadas, pois provocam o envelhecimento do sorriso. A redução na exposição dos dentes superiores pode ser causada por más oclusões como a mordida aberta, por hábitos nocivos que podem alterar o posicionamento dos dentes ou desgastá-los e ainda pelo envelhecimento. Portanto, o tratamento ortodôntico nesses casos promove o aumento da exposição, melhorando o resultado estético do caso. 

Exposição gengival 

A exposição gengival em excesso é considerada prejudicial à estética do sorriso. Para homens o ideal é que durante o sorriso não seja exposta gengiva e para mulheres é aceitável até, no máximo, 2mm de exposição. As causas mais frequentes da exposição gengival excessiva são a sobremordida excessiva com extrusão dos incisivos superiores, excesso maxilar vertical na região anterior e comprimento vertical do lábio superior reduzido. O tratamento varia de acordo com a causa, podendo ser realizado muitas vezes somente com aparelho ortodôntico  e eventualmente, necessitando de cirurgia ortognática, cirurgia periodontal (gengival) ou aplicação de Botox no lábio superior.

Perfil facial  

A visão de perfil é considerada muito importante na estética facial. Várias estruturas estão envolvidas no perfil facial e algumas delas podem ser modificadas com tratamentos ortodônticos, como a projeção de lábios e a projeção do mento (queixo), que pode modificada pela rotação da mandíbula. Os lábios devem estar em equilíbrio no sentido anteroposterior e em harmonia com o mento e nariz. Eles respondem à movimentação dos incisivos superiores e inferiores, sendo que lábios mais espessos respondem menos em comparação a lábios finos. As mulheres normalmente apresentam maior volume de lábios quando comparadas aos homens e o envelhecimento tende a promover uma perda de volume dos lábios, sendo que essas informações devem ser levadas em consideração na definição do plano de tratamento. O mento apresenta papel importante na estética do perfil e pequenas modificações podem ser promovidas com a rotação mandibular no sentido horário ou anti horário com a Ortodontia.

Contorno do arco superior no sorriso

O contorno do arco superior é descrito como a curvatura formada pela união das bordas inferiores dos dentes anterossuperiores. Em um sorriso considerado estético e de aparência jovial, essa curvatura deve ser paralela à margem superior do lábio inferior. Sorrisos femininos possuem curvatura mais acentuada, enquanto nos masculinos é mais plana. O tratamento ortodôntico pode alterar o contorno do arco superior pelo controle vertical dos dentes anteriores e posteriores.

Angulação dos dentes anteriores superiores

A angulação dos dentes anteriores superiores possui importância muito grande na estética do sorriso pois está relacionada com a correta reflexão da luz. Quando os dentes estão muito verticalizados (retos) a reflexão da luz é deslocada para cima, enquanto dentes muito projetados  refletem a luz próximo da borda inferior da coroa. Portanto, existe uma angulação correta que permite a reflexão mais próxima do centro da coroa, sendo considerada superior na análise estética do sorriso. O aparelho ortodôntico pode também alterar essa condição.