Notícias

DTM e Dor Orofacial. O que você precisa saber.

DTM e Dor Orofacial. O que você precisa saber.

29/12/16 - Odontologia

Tratamentos da ATM, DTM e Bruxismo

A mordida incorreta, posição postural inadequada, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao estresse, frequentemente resultam em quadros de dores articulares, nos músculos da face, da cabeça, do pescoço e por muitas vezes falsas dores de ouvido. Este conjunto de dores orofaciais e distúrbios é chamado de Disfunção Temporomadibular ( DTM ).

Disturbios temporomandibulares afetam uma enorme parcela da população mundial.

O diagnóstico precoce é fundamental,  pois transtornos articulares sempre tendem a deteriorar com o passar do tempo.

O que é a ATM?
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

 
A articulação da mandíbula com o crânio é conhecida como Articulação Temporomandibular ( ATM ), é a articulação mais complexa do corpo e permite a abertura e fechamento da boca. Existem  duas ATMs, uma do lado direito e outra do esquerdo, localizadas bem à frente do ouvido.

É a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula quando falamos, mastigamos, engolimos, etc. Para senti-la, basta colocar os dedos à frente do ouvido e abrir e fechar a boca. Por esta proximidade com o ouvido,  dores na ATM muitas vezes são diagnosticadas e erroneamente tratadas como dores de ouvido. Quando em função normal, não apresenta estalos, crepitações nem dores.

Problemas na ATM
SINAIS E SINTOMAS

 
 
Os Distúrbios Temporomandibulares (DTM) pode ser de origem muscular ou articular, entretanto, não existe uma única causa isoladamente para DTM. É considerado um distúrbio de causa multifatorial pois envolve fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, ausência da mordida correta, fatores genéticos, traumas físicos, fatores psicossociais, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Um destes fatores é o mais comentado pelos pacientes, o bruxismo.

Sinais e sintomas mais frequentes:

Dores de cabeça e na região da face
Mudança na mordida de forma súbita
Cansaço muscular durante a mastigação
Dor na ATM durante a mastigação
Limitação , desvio ou travamento de abertura bucal
Dor que irradiada para cabeça, ouvido e dentes
Ruídos na ATM, como estalos e crepitações
Dores no ouvido e sensação de entupimento
Tonturas
Enrijecimento e dor da musculatura da nuca e pescoço
 

Tratamento da DTM
TRATAMENTO NA ATM OU MUSCULAR

 
 
O tratamento geralmente é multidisciplinar e vão desde ações diretas nas articulações e músculos da cabeça e pescoço à fisioterapia e tratamento dentário, como ortodontia ou a reposição de dentes perdidos por implantes e próteses. Os tratamentos mais invasivos são menos comuns, mas sempre importante lembrar que o diagnóstico precoce tem uma relação muito importante com o quanto será invasivo o tratamento, ou seja, geralmente quanto antes o paciente buscar uma solução, menos invasivo será este tratamento.

Tratamentos frequentemente indicados:

Uso de placa interoclusal acrílica ( placa miorrelaxante ou placa de bruxismo)
Viscossuplementação articular – infiltração medicamentosa na ATM
Infiltração muscular de Botox® – Toxina Botulínica;
Fisioterapia,  laserterapia, termoterapia, eletroterapia, exercícios de fortalecimento, alongamento
Medicamentos de uso sistêmico.
 

EU TENHO BRUXISMO?

 
O Bruxismo é o hábito de encostar, apertar ou ranger os dentes ou apenas contrair a musculatura sem nem mesmo tocar os dentes. Então, quando a pessoa relata que não tem bruxismo pois não faz barulho quando dorme, na verdade apresenta um tipo de bruxismo  caracterizado por apertamento e não por ranger dos dentes. A forma mais moderna de se classificar o bruxismo é pelo período em que ele ocorre, se durante o sono ou quando estamos em vigília (acordados).

Sinais e sintomas mais frequentes:

Dificuldade, dor ou limitação para movimentar ou abrir a boca, principalmente pela manhã(bruxismo noturno)
Dores de cabeça
Aumento do volume da musculatura da face
Desgastes anormais dos dentes (em arestas ou aplainados)
Quebra de dentes e restaurações sem causa aparente;
Língua e bochechas com marcas de dentes ou de mordidas.


Diagnóstico Diferencial
 
O diagnóstico é complexo  e necessita de um consulta com um extenso questionário, incluindo perguntas sobre o estado geral de saúde do paciente, sua situação psicológica atual, avaliações clinicas não só dos dentes e ossos, mas também de toda musculatura da cabeça e pescoço, em alguns casos se faz necessário alguns exames complementares como radiografia, tomografia ou ressonância magnética.